ATA DA SESSÃO DE INSTALAÇÃO DA DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA E DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA, EM 1º-01-2009.

 


Aos primeiro dia do mês de janeiro do ano de dois mil e nove reuniu-se, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre. Às dezesseis horas, o Vereador Sebastião Melo, nos termos do artigo 11 do Regimento, assumiu a presidência da Sessão, designando para secretariarem os trabalhos os Vereadores Adeli Sell e João Carlos Nedel, e, constatada a existência de quórum, declarou abertos os trabalhos. A seguir, conforme dispõe o artigo 12, inciso I, do Regimento, o Senhor Presidente solicitou aos Senhores Vereadores a entrega de seus Diplomas e Declarações de Bens e, após serem chamados nominalmente pelos Vereadores Adeli Sell e João Carlos Nedel e prestarem o compromisso legal previsto no artigo 12, § 1º, do Regimento, declarou empossados os Vereadores Adeli Sell, Airto Ferronato, Aldacir José Oliboni, Bernardino Vendruscolo, Beto Moesch, Carlos Todeschini, DJ Cassiá, Dr. Goulart, Dr. Tessaro, Elias Vidal, Elói Guimarães, Engenheiro Comassetto, Fernanda Melchionna, Haroldo de Souza, Idenir Cecchim, João Antonio Dib, João Bosco Vaz, João Carlos Nedel, Juliana Brizola, Kevin Krieger, Luiz Braz, Márcio Bins Ely, Maria Celeste, Mario Manfro, Maurício Dziedricki, Mauro Pinheiro, Mauro Zacher, Paulinho Ruben Berta, Pedro Ruas, Professor Garcia, Sebastião Melo, Sofia Cavedon, Tarciso Flecha Negra, Toni Proença, Valter Nagelstein e Waldir Canal. Em continuidade, o Mestre de Cerimônias, Senhor José Luís Espíndola Lopes, anunciou a composição da Mesa dos trabalhos. Compuseram a Mesa: o Vereador Sebastião Melo, na presidência dos trabalhos; o Senhor José Fogaça, Prefeito eleito de Porto Alegre; o Senhor José Fortunati, Vice-Prefeito eleito de Porto Alegre; o Juiz de Direito Carlos Eduardo Richinitti, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul; o Arcebispo Dom Dadeus Grings, da Arquidiocese de Porto Alegre; o General-de-Exército José Carlos De Nardi, Comandante do Comando Militar do Sul; o Capitão-de-Mar-e-Guerra Flávio Augusto Viana Rocha, Chefe do Estado-Maior do Comando do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Após, foi interpretado o Hino Nacional pela Cantora Fátima Gimenez, acompanhada pelo Músico Maurício Marques. Em prosseguimento, o Vereador Carlos Todeschini assumiu a presidência e informou que, nos termos do artigo 13 do Regimento, a Mesa Diretora seria eleita pela maioria absoluta dos Senhores Vereadores, em votação nominal, mediante chapa única, para mandato de um ano. Os Vereadores Sebastião Melo, Adeli Sell, Toni Proença, Dr. Tessaro, João Carlos Nedel e Tarciso Flecha Negra foram eleitos, respectivamente, Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário da Câmara Municipal de Porto Alegre, por trinta e três votos SIM e dois votos NÃO, tendo votado Sim os Vereadores Adeli Sell, Airto Ferronato, Aldacir José Oliboni, Bernardino Vendruscolo, Carlos Todeschini, DJ Cassiá, Dr. Goulart, Dr. Tessaro, Elias Vidal, Elói Guimarães, Engenheiro Comassetto, Haroldo de Souza, Idenir Cecchim, João Antonio Dib, João Bosco Vaz, João Carlos Nedel, Juliana Brizola, Kevin Krieger, Luiz Braz, Márcio Bins Ely, Maria Celeste, Mario Manfro, Maurício Dziedricki, Mauro Pinheiro, Mauro Zacher, Paulinho Ruben Berta, Professor Garcia, Sebastião Melo, Sofia Cavedon, Tarciso Flecha Negra, Toni Proença, Valter Nagelstein e Waldir Canal e Não a Vereadora Fernanda Melchionna e o Vereador Pedro Ruas. A seguir, o Vereador Carlos Todeschini, presidindo a Sessão, declarou empossada a nova Mesa Diretora deste Legislativo, solicitando aos seus integrantes que assumissem a direção dos trabalhos e convidando o Vereador Sebastião Melo a proceder à assinatura do Termo de Posse. Em continuidade, o Vereador Sebastião Melo assumiu a presidência dos trabalhos e solicitou aos Senhores Prefeito e Vice-Prefeito eleitos que procedessem à entrega de seus respectivos Diplomas e Declarações de Bens. Após a prestação do compromisso legal pelos Senhores José Fogaça e José Fortunati, o Senhor Presidente declarou-os empossados, respectivamente, Prefeito e Vice-Prefeito Municipal de Porto Alegre, convidando-os a procederem à assinatura do Termo de Posse. Ato contínuo, o Senhor Presidente concedeu a palavra ao Senhor José Fogaça, Prefeito Municipal de Porto Alegre, que discorreu acerca dos resultados obtidos por Sua Excelência em seu primeiro mandato à frente da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, considerando fundamental para o desenvolvimento da Cidade que os Poderes Executivo e Legislativo funcionem de maneira harmônica, interdependente e responsável. Além disso, asseverou que o diálogo e o respeito permanentes caracterizarão o mandato que Sua Excelência assume a partir de hoje. Em prosseguimento, o Vereador Adeli Sell assumiu a presidência dos trabalhos e concedeu a palavra ao Vereador Sebastião Melo, Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, que discursou sobre os trabalhos deste Legislativo durante a Décima Quarta Legislatura, atentando especialmente para aspectos do funcionamento desta Casa, que Sua Excelência julga terem sido bem sucedidos no ano passado. Sobre o tema, salientou o estreitamento das relações da Câmara Municipal com a população porto-alegrense e destacou medidas voltadas ao planejamento estrutural da Cidade. A seguir, a Cantora Fátima Gimenez, acompanhada do Músico Maurício Marques, interpretou a canção Querência Amada e os Hinos Porto-Alegrense e Rio-Grandense. Às dezessete horas e trinta e um minutos, os trabalhos foram regimentalmente suspensos, sendo retomados às dezessete horas e quarenta e três minutos, constatada a existência de quórum. Em continuidade, o Senhor Presidente informou que a Comissão Representativa será composta por dezoito Vereadores e, após, foi aprovada a sua composição, tendo a Comissão Representativa ficado assim constituída: Titulares, Vereadores Adeli Sell, Airto Ferronato, Carlos Todeschini, DJ Cassiá, Dr. Tessaro, Engenheiro Comassetto, Idenir Cecchim, João Carlos Nedel, Juliana Brizola, Kevin Krieger, Luiz Braz, Maria Celeste, Pedro Ruas, Professor Garcia, Sebastião Melo, Tarciso Flecha Negra, Toni Proença e Waldir Canal; Não-Titulares, Vereadores Aldacir José Oliboni, Bernardino Vendruscolo, Beto Moesch, Dr. Goulart, Elias Vidal, Elói Guimarães, Fernanda Melchionna, Haroldo de Souza, João Antonio Dib, João Bosco Vaz, Márcio Bins Ely, Mario Manfro, Maurício Dziedricki, Mauro Pinheiro, Mauro Zacher, Paulinho Ruben Berta, Sofia Cavedon e Valter Nagelstein. Em prosseguimento, foi aprovada a composição das Comissões Permanentes, que ficaram assim constituídas: Comissão de Constituição e Justiça, Vereadores Bernardino Vendruscolo, Dr. Goulart, Luiz Braz, Maria Celeste, Mauro Zacher, Pedro Ruas e Valter Nagelstein; Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana, Vereadores Adeli Sell, Elói Guimarães, Juliana Brizola, Kevin Krieger, Márcio Bins Ely e Toni Proença; Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do MERCOSUL, Vereadores Airto Ferronato, Elias Vidal, João Antonio Dib, João Carlos Nedel e Mauro Pinheiro; Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Vereadores DJ Cassiá, Fernanda Melchionna, Haroldo de Souza, Sofia Cavedon e Tarciso Flecha Negra; Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Vereadores Aldacir José Oliboni, Beto Moesch, Carlos Todeschini, Idenir Cecchim, João Bosco Vaz e Mario Manfro; Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação, Vereadores Dr. Tessaro, Engenheiro Comassetto, Maurício Dziedricki, Paulinho Ruben Berta, Professor Garcia e Waldir Canal. A seguir, foram apregoados documentos comunicando o afastamento do exercício da vereança, firmados pelos Vereadores Maurício Dziedricki, Dr. Goulart, Idenir Cecchim, Professor Garcia, Kevin Krieger, João Bosco Vaz e Márcio Bins Ely, a fim de exercerem, respectivamente, os cargos de Secretário Municipal de Obras e Viação, Diretor-Geral do Departamento Municipal de Habitação, Secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio, Secretário Municipal do Meio Ambiente, Presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania, Secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer e Secretário do Planejamento Municipal. Em continuidade, o Senhor Presidente declarou empossados na vereança, após a entrega dos respectivos Diplomas e Declarações de Bens, bem como a prestação do compromisso legal e a indicação do Nome Parlamentar, os Suplentes: Alceu Brasinha, em substituição ao Vereador Maurício Dziedricki, informando que Sua Excelência integrará a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação; Nilo Santos, em substituição ao Vereador Dr. Goulart, informando que Sua Excelência integrará a Comissão de Constituição e Justiça; Dr. Raul, em substituição ao Vereador Idenir Cecchim, informando que Sua Excelência integrará a Comissão de Saúde e Meio Ambiente; João Pancinha, em substituição ao Vereador Professor Garcia, informando que Sua Excelência integrará a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação; Reginaldo Pujol, em substituição ao Vereador Kevin Krieger, informando que Sua Excelência integrará a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana; Dr. Thiago Duarte, em substituição ao Vereador João Bosco Vaz, informando que Sua Excelência integrará a Comissão de Saúde e Meio Ambiente; Nereu D’Avila, em substituição ao Vereador Márcio Bins Ely, informando que Sua Excelência integrará a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana. Após, foi apregoado documento firmado pelo Vereador Nereu D’Avila, comunicando seu afastamento do exercício da vereança, a fim de exercer o cargo de Secretário Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, tendo o Senhor Presidente declarado empossado na vereança, após a entrega do Diplomas e da Declaração de Bens, bem como a prestação do compromisso legal e a indicação do Nome Parlamentar, o Suplente Ervino Besson, informando que Sua Excelência integrará a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana. A seguir, o Senhor Presidente solicitou às Bancadas as indicação, por escrito, de seus Líderes e Vice-Líderes, tendo sido indicados: pela Bancada do PT, Vereadora Maria Celeste, Líder, e Vereadores Engenheiro Comassetto e Mauro Pinheiro, respectivamente 1º e 2º Vice-Líderes; pela Bancada do PMDB, Vereador Haroldo de Souza, Líder, e Vereadores Bernardino Vendruscolo e João Pancinha, respectivamente 1º e 2º Vice-Líderes; pela Bancada do PDT, Vereador Mauro Zacher, Líder, e Vereadores Ervino Besson e Dr. Thiago Duarte, respectivamente 1º e 2º Vice-Líderes; pela Bancada do PTB, Vereador Nilo Santos, Líder, e Vereadores Alceu Brasinha e Elói Guimarães, respectivamente 1º e 2º Vice-Líderes; pela Bancada do PP, Vereador João Antonio Dib, Líder, e Vereador João Carlos Nedel, Vice-Líder; pela Bancada do PPS, Vereador Elias Vidal, Líder, e Vereador Paulinho Ruben Berta, Vice-Líder; pela Bancada do PSDB, Vereador Luiz Braz, Líder, e Vereador Mario Manfro, Vice-Líder; pela Bancada do PSOL, Vereador Pedro Ruas, Líder, e Vereadora Fernanda Melchionna, Vice-Líder; pela Bancada do DEM, Vereador Reginaldo Pujol, Líder; pela Bancada do PRB, Vereador Waldir Canal, Líder; pela Bancada do PSB, Vereador Airto Ferronato, Líder. Na ocasião, o Senhor Presidente informou a seguinte alteração na composição das Comissões Permanentes: o Vereador Reginaldo Pujol passa a integrar a Comissão de Constituição e Justiça e o Vereador Pedro Ruas passa a integrar a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana. Em continuidade, foram proclamados os Presidentes e Vice-Presidentes eleitos pelas Comissões Permanentes, como segue: Comissão de Constituição e Justiça, Vereador Valter Nagelstein, Presidente, e Vereador Luiz Braz, Vice-Presidente; Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana, Vereadora Juliana Brizola, Presidenta, e Vereador Toni Proença, Vice-Presidente; Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do MERCOSUL, Vereador Airto Ferronato, Presidente, e Vereador João Antonio Dib, Vice-Presidente; Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Vereador DJ Cassiá, Presidente, e Vereadora Fernanda Melchionna, Vice-Presidenta; Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Vereador Carlos Todeschini, Presidente, e Vereador Beto Moesch, Vice-Presidente; Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação, Vereador Waldir Canal, Presidente, e Vereador Engenheiro Comassetto, Vice-Presidente. Às dezoito horas e vinte e três minutos, nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou instaladas a XV Legislatura e a 1ª Sessão Legislativa Ordinária e encerrados os trabalhos da presente Sessão, convocando os Senhores Vereadores Titulares para a Reunião de Instalação da 1ª Comissão Representativa, a ser realizada no dia sete de janeiro do corrente, às nove horas e trinta minutos, e todos os Senhores Vereadores para a Sessão Ordinária a ser realizada no dia quatro de fevereiro do corrente, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelos Vereadores Sebastião Melo, Adeli Sell e Carlos Todeschini e secretariados pelos Vereadores Dr. Tessaro, João Carlos Nedel e Adeli Sell, este como Secretário “ad hoc”. Do que eu, Dr. Tessaro, 1º Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata, que, após distribuída e aprovada, será assinada por mim e pelo Senhor Presidente.

 

 


O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Boa-tarde senhoras e senhores, em nome do nosso Poder Legislativo, quero dar as boas-vindas aos novos Vereadores, aos seus familiares, amigos, apoiadores. Para nós, é uma honra muito grande recebê-los. Talvez a Casa não tenha condições de atendê-los como gostaríamos, em função de as acomodações já estarem lotadas, mas ainda há alguns espaços que podem ser ocupados, e, portanto, senhores, sintam-se à vontade. Eu convido para ser Secretário ad hoc desta Sessão os Vereadores Adeli Sell e João Carlos Nedel, para que possam ajudar a presidência dos trabalhos.

São 16 horas. Conforme prevê o Regimento da Câmara Municipal de Porto Alegre, eu solicito a abertura do painel eletrônico, para que os Srs. Vereadores registrem as suas presenças, a fim de que possamos proceder à instalação da nova Legislatura. (Pausa.) Com as presenças de 32 Vereadores, há quórum.

Farei aqui um breve resumo de como procederemos nesta Sessão. À minha direita, encontra-se o Ver. Adeli Sell, à esquerda, o Ver. João Carlos Nedel, secretários que vão contribuir com a presidência. Eles vão solicitar aos Vereadores que entreguem as suas Declarações de Renda e os seus respectivos Diplomas à presidência.

Solicito aos Srs. Secretários Vereadores Adeli Sell e João Carlos Nedel que, intercaladamente, façam a chamada dos Srs. Vereadores.

 

(Os Srs. Secretários ad doc Adeli Sell e João Carlos Nedel procedem à chamada dos Srs. Vereadores para entrega das Declarações de Bens e Diplomas.)

 

O SRS. SECRETÁRIOS (Ad Hoc): Adeli Sell; (Palmas.) Airto Ferronato; (Palmas.) Aldacir Oliboni; (Palmas.) Bernardino Vendruscolo; (Palmas.) Beto Moesch; (Palmas.) Carlos Todeschini; (Palmas.) DJ Cassiá; (Palmas.) Dr. Goulart; (Palmas.) Dr. Tessaro; (Palmas.) Elias Vidal; (Palmas.) Elói Guimarães; (Palmas.) Engenheiro Comassetto; (Palmas.) Fernanda Melchionna Silva; (Palmas.) Haroldo de Souza, Idenir Cecchim, João Antonio Dib, João Bosco Vaz, João Carlos Nedel, Juliana Brizola, Kevin Krieger, Luiz Braz, Márcio Bins Ely, Maria Celeste, Mario Manfro, Maurício Dziedricki, Mauro Pinheiro, Mauro Zacher, Paulinho Ruben Berta, Pedro Ruas, Sebastião Melo, Professor Garcia, Sofia Cavedon, Tarciso Flecha Negra, Toni Proença, Valter Nagelstein e Ver. Waldir Canal.

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Solicito aos Vereadores que fiquem em pé para prestar o compromisso na forma da Lei. Ao final da leitura, os senhores, coletivamente, respondam: “Assim eu prometo”.

 

(Lê o Compromisso Legal dos Srs. Vereadores.): “Prometo cumprir a Lei Orgânica do Município de Porto Alegre, defender a autonomia municipal e exercer com honra, lealdade e dedicação o mandato que me foi conferido pelo povo.”

 

(Procede-se à resposta dos Srs. Vereadores: “Assim eu prometo”.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Declaro empossados os Vereadores que prestaram compromisso: Adeli Sell, Aldacir Oliboni, Beto Moesch, DJ Cassiá, Dr. Tessaro, Elói Guimarães, Fernanda Melchionna, Idenir Cecchim, João Bosco Vaz, Juliana Brizola, Luiz Braz, Maria Celeste, Mauricio Dziedricki, Mauro Zacher, Pedro Ruas, Sebastião Melo, Tarciso Flecha Negra, Valter Nagelstein, Airto Ferronato, Bernardino Vendruscolo, Carlos Todeschini, Dr. Goulart, Elias Vidal, Engenheiro Comassetto, Haroldo de Souza, João Antonio Dib, João Carlos Nedel, Kevin Krieger, Márcio Bins Ely, Mario Manfro, Mauro Pinheiro, Paulinho Ruben Berta, Professor Garcia, Sofia Cavedon, Toni Proença e Waldir Canal. (Palmas.)

Quero agradecer aos competentes Secretários Adeli Sell e João Carlos Nedel, muito obrigado por terem secretariado os trabalhos até o presente momento.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS (José Luis Espíndola Lopes): Neste momento, com muita honra, para compor a Mesa dos Trabalhos, eu convido o Exmo Sr. Prefeito reeleito de Porto Alegre, José Fogaça; o Exmo Sr. Vice-Prefeito eleito de Porto Alegre, José Fortunati; o Exmo Sr. Representante da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Juiz de Direito Dr. Carlos Eduardo Richinitti, Diretor do Foro de Porto Alegre; S. Exª Revma Dom Dadeus Grings, Arcebispo Metropolitano; O Exmo Comandante do Comando Militar do Sul, General-de-Exército José Carlos De Nardi; o Exmo Chefe do Estado-Maior do Comando do Quinto Distrito Naval, Capitão-de-Mar-e-Guerra, Flávio Augusto Viana Rocha.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional, que será interpretado pela cantora Fátima Gimenez.

 

(Assiste-se à apresentação da cantora Fátima Gimenes, que interpreta o Hino Nacional.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS (José Luís Espíndola Lopes): A cantora Fátima Gimenez foi acompanhada pelo músico Maurício Marques.

Prestigiam esta solenidade o Sr. Vice-Prefeito de Porto Alegre, Eliseu Santos; o Sr. Roberto Bandeira Pereira, Procurador de Justiça; Exmo Srs. Deputados Federais Germano Bonow, Luciana Genro e Vieira da Cunha; Srª Verª Maria Celeste, representante do Presidente do Diretório Estadual do PT, Sr. Olívio Dutra; Exmo Sr. Desembargador Carlos Roberto Lofego Canibal, da 1ª Câmara Cível; Srª Ana Maria Santana, representando o Instituto Sollus; Sr. Ricardo Ayup Zouain, representante da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Sr. João Dornelles Jr, representante da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Sr. Paulo Tigre, Presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul; Sr. José Luiz Amaral Machado, Presidente em exercício da Federasul; Sr. Moacir Schukster, Presidente do Secovi-RS; Sr. Ênio Roberto Dias dos Reis, Presidente da ATP; Sr. Lauro Roberto Hagemann, representante do Deputado Federal Beto Albuquerque; Sr. Luiz Alcides Capoani, Presidente do CREA-RS; Sr. Jorge Krieger de Melo, Vice-Presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre; Exmo Srs. Senadores da República; Deputados Estaduais; Exmo Srs. Secretários Estaduais; Exmo Srs. representantes do Corpo Consular; senhoras e senhores familiares e amigos dos empossados; senhores representantes das federações, sindicatos, associações, institutos, conselhos estaduais e municipais e demais entidades representativas da sociedade porto-alegrense, senhores representantes da imprensa; demais autoridades presentes; senhoras e senhores.

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Muito obrigado, Zé Luis.

Neste momento, convido o Ver. Carlos Todeschini, 2º Vice-Presidente da Mesa, para possa proceder à eleição da Mesa.

 

(O Sr. Carlos Todeschini assume a presidência.)

 

O SR. PRESIDENTE (Carlos Todeschini): Senhoras e senhores, passamos agora a ler a nominata que recebemos das Lideranças partidárias, que é a chapa de consenso para a eleição da Mesa para o ano de 2009.

Os Vereadores signatários vêm, nos termos regimentais, apresentar a seguinte chapa para a eleição da Mesa deste Legislativo:

Presidente: Ver. Sebastião Melo.

1º Vice-Presidente: Ver. Adeli Sell.

2º Vice-Presidente: Ver. Toni Proença.

1º Secretário: Ver. Dr.Tessaro

2º Secretário: Ver. João Carlos Nedel.

3º Secretário: Ver. Tarciso Flecha Negra.

Passaremos à votação da Mesa Diretora. Informamos que o processo de votação será nominal, cargo a cargo, e iremos utilizar o painel eletrônico.

Em votação nominal a indicação do Ver. Sebastião Melo para Presidente. (Pausa.) (Após a apuração nominal.) APROVADA por 33 votos SIM e 02 votos NÃO.

O Ver. Sebastião Melo foi eleito o próximo Presidente desta Casa. (Palmas.)

Em votação nominal a indicação do Ver. Adeli Sell para 1º Vice-Presidente. (Pausa.) (Após a apuração nominal.) APROVADA por 33 votos SIM e 02 votos NÃO. (Palmas.)

Em votação nominal a indicação do Ver. Toni Proença para 2º Vice-Presidente. (Pausa.) (Após a apuração nominal.) APROVADA por 33 votos SIM e 02 votos NÃO. (Palmas.)

Em votação nominal a indicação do Ver. Dr. Tessaro para 1º Secretário. (Pausa.) (Após a apuração nominal.) APROVADA por 33 votos SIM e 02 votos NÃO. (Palmas.)

Em votação nominal a indicação do Ver. João Carlos Nedel para 2º Secretário. (Pausa.) (Após a apuração nominal.) APROVADA por 33 votos SIM e 02 votos NÃO. (Palmas.)

Em votação nominal a indicação do Ver. Tarciso Flecha Negra Para 3º Secretário. (Pausa.) (Após a apuração nominal.) APROVADA por 33 votos SIM e 02 votos NÃO. (Palmas.)

Declaro eleitos e empossados os Vereadores membros da Mesa Diretora: Ver. Sebastião Melo (Palmas.), Ver. Adeli Sell (Palmas.), Ver. Toni Proença (Palmas.), Ver. Dr. Tessaro (Palmas.), Ver. João Carlos Nedel (Palmas.), Ver. Tarciso Flecha Negra. (Palmas.)

Convido o Ver. Sebastião Melo para assinar o livro de posse. (Pausa.)

Vereador Sebastião Melo, nosso Presidente eleito, receba o abraço e o respeito de todos os Vereadores desta Casa, sem exceção. A partir de agora, V. Exª assume a presidência dos trabalhos. (Palmas.)

 

(O Ver. Sebastião Melo reassume a presidência dos trabalhos.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Quero convidar todos os novos componentes da Mesa a se integrarem a nós: meus queridos Vice-Presidente Adeli Sell, Toni Proença, Secretário Nelcir Tessaro, Secretário João Carlos Nedel e Secretário Tarciso Flecha Negra.

Neste momento, daremos seqüência ao roteiro de posse de S. Exas o Sr. Prefeito, José Fogaça, e Vice-Prefeito, José Fortunati.

Para tanto, solicito que o Prefeito e o Vice-Prefeito procedam à entrega dos Diplomas.

Solicitamos que o Sr. Prefeito e o Vice-Prefeito entreguem seus Diplomas.

 

(Procede-se à entrega dos Diplomas.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Solicitamos a V. Exas que prestem o Compromisso.

 

O SR. JOSÉ FOGAÇA: (Lê o Compromisso Legal.): “Prometo cumprir e fazer cumprir a Lei Orgânica, as Leis da União, do Estado e do Município e exercer o mandato que me foi conferido pelo povo de Porto Alegre, na defesa da justiça social e da eqüidade dos munícipes.” (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ FORTUNATI: (Lê o Compromisso Legal.): “Prometo cumprir e fazer cumprir a Lei Orgânica, as Leis da União, do Estado e do Município e exercer o mandato que me foi conferido pelo povo de Porto Alegre, na defesa da justiça social e da eqüidade dos munícipes.” (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Declaro empossado o Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e o Vice-Prefeito, José Fortunati. (Palmas.)

Solicito ao Prefeito, José Fogaça, e ao Vice-Prefeito, José Fortunati, que assinem o livro de posse.

 

(Procedem à assinatura do livro de termo de posse o Sr. Prefeito, José Fogaça, e o Sr. Vice-Prefeito, José Fortunati.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Neste momento, com muita honra, eu concedo a palavra a S. Exª o Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ FOGAÇA: Exmo Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Ver. Sebastião Melo; Exmo Sr. Vice-Prefeito de Porto Alegre eleito, José Fortunati; Srs. Vereadores e Sras Vereadoras eleitos, que também hoje tomam posse; amigos e amigas de Porto Alegre. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) Quando aqui estive, no dia 1º de janeiro de 2004, acompanhado da honrada figura pública do Vice-Prefeito Eliseu Santos, há quatro anos, tive a oportunidade de registrar o meu profundo respeito pelo Poder Legislativo, porque foi neste ambiente e nesta escola cívica em que se constitui a vida parlamentar que eu forjei a minha identidade como homem público, que aprendi compreender a dimensão transformadora da política através das suas formas legítimas de representação. Eu volto hoje tendo ao meu lado, desta feita, o Vice-Prefeito José Fortunati, mas sendo portador do mesmo sentimento de confiança nos valores que esta Casa simboliza. Aqui retorno agora com o mesmo testemunho de fé nesta brava instituição democrática, que é a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. E, com a mesma tranqüilidade e a mesma convicção, reitero aquilo que aqui afirmei há quatro anos: nenhum outro órgão coletivo, em nossa Cidade, tem o sentido de amplitude e de universalidade da representação que esta Casa tem, configurada na legitimidade política das Sras Vereadoras e dos Srs. Vereadores sufragados pelo voto. (Palmas.)

Desta vez, no entanto, eu trago comigo algo mais, trago também um outro sentimento, que é um sentimento inocultável: o dever do reconhecimento. Ao longo desses quatro anos, aqui foram apreciados e aprovados mais de 200 Projetos absolutamente vitais e estratégicos para o desenvolvimento da Cidade e para o empreendimento de políticas públicas colocadas a serviço dos que mais precisam. Há quem não conheça a complexidade da tramitação legislativa e da construção do processo de deliberação coletiva numa Casa como esta. Há quem não conheça; mas eu conheço e sei o que isso significa, sei o quanto é necessário em dedicação, em diligência, em operosidade; o quanto é necessário em transparência e respeito à opinião pública em cada voto, em cada votação, em cada decisão que esta Casa assume.

Fala-se muito que a Câmara aprova muitos Projetos dessa ou daquela natureza, supostamente sem importância, mas estão aí os números: mais de 200 Projetos que o Governou enviou foram aprovados nesta Casa. Estão aí os números, e não há nada que possa desmentir a veemência desse número de Projetos aprovados, porque esses números atestam algo que é verdadeiro, simples e incontestável: a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, nesses quatro anos, trabalhou intensamente e com denodo pela Cidade.

Permitam-me que, através de quem exerceu a presidência em cada uma das Sessões Legislativas, o Ver. Elói Guimarães, o Ver. Dr. Goulart, a Verª Maria Celeste e o Ver. Sebastião Melo, eu possa manifestar a todos Vereadores e a todas Vereadoras da Legislatura que se encerra, de todos os Partidos políticos, a minha mais sincera, a minha mais desvanecida e eloqüente gratidão.

Aos Partidos que estão representados hoje nesta Casa - e me refiro a todos sem exceção - reafirmo o meu credo: a democracia é para mim e para o Governo que hoje se instala um princípio absolutamente primacial de conduta pública, uma idéia orgânica essencial ao projeto político que nós estamos oferecendo à Cidade e que por ela foi escolhido. A democracia não apenas como formalidade ou como um frio mecanismo institucional de decisão, mas a democracia como um modo intenso de ser e de agir no cotidiano, como uma prática da tolerância política permanente, do pluralismo partidário e do respeito à legitimidade do outro, que deve se expressar nas tarefas permanentes dos agentes do Governo, no respeito pela opinião da comunidade, na disposição de conhecer a sua realidade, suas aspirações e seus anseios, na avaliação transparente, realista e sincera das implicações orçamentárias e legais, das reivindicações, na promoção de decisões coletivas, na construção de consensos, na construção do bem comum.

Creio que ficou demonstrado na convivência que desenvolvemos ao longo da Legislatura 2005/2008 que o Poder Executivo não quer - e não quer porque não deve - encontrar sozinho as soluções dos problemas que afloram em nossa por vezes tão dramática realidade urbana. Tudo o que nós alcançamos, tenho plena consciência, só alcançamos pelo diálogo com esta Casa, com isenção, com interdependência e responsabilidade. E não será diferente, Sras Vereadoras e Srs. Vereadores, nos próximo quatro anos.

As cidades constituem provavelmente a mais notável e a mais engenhosa entre as invenções sociais da humanidade. As cidades são organismos vivos e históricos onde o ser humano encontrou o caminho para avançar na pesquisa científica, para a acumulação do conhecimento, para a formação de base tecnológica para ampliar a produção econômica, para atingir o progresso e o bem-estar social. Esses valores não seriam conquistados se não existisse essa forma única e especial de organização humana, desenvolvida através dos séculos, que são as cidades. Mas é também nas cidades que se estabelecem as mais agudas contradições sociais, e é nas cidades que se formam os bolsões de pobreza e de injustiça. Por isso temos que ter clara a consciência de que nas cidades é que devem ser empreendidas as ações de inclusão, de igualdade, de participação e de acessibilidade. Essa é a nossa luta e essa é a nossa incumbência comum. Que tarefa para nós pode ser mais urgente e prioritária? O que ofereço e proponho, portanto, mais uma vez, é o diálogo e o respeito permanente, a abertura ilimitada para a construção sistêmica e permanente de soluções. Meus 24 anos de vida parlamentar me colocam sempre e inevitavelmente na primeira trincheira de defesa do Legislativo. E esses mesmos 24 anos de vida no Legislativo me fazem, mais do que ninguém, desejar ver esta Casa exercendo sempre plenamente o seu papel institucional indelegável de debater, de aprofundar, de aperfeiçoar as matérias na busca de melhores resultados para a comunidade. Agradeço às Vereadoras e aos Vereadores que concluem seus mandatos; cumprimento os que os iniciam como protagonistas dessa nova etapa da história da Cidade.

‘É uma elevada e desassombrada distinção para mim, neste plenário repleto de imorredoura memória, de debates candentes e de lutas democráticas, ao lado desta honrada galeria de homens e mulheres escolhidos pelo voto, prestar aqui o juramento de serviço e devoção à Cidade. Sejamos todos nós dignos da confiança desta Cidade magnífica, na qual o destino nos deu o direito de viver. Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisado pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Solicito ao Sr. Vice-Presidente, Ver. Adeli Sell, que assuma a presidência.

 

(O Ver. Adeli Sell assume a presidência.)

 

O SR. PRESIDENTE (Adeli Sell): O Ver. Sebastião Melo está com a palavra.

 

O SR. SEBASTIÃO MELO: Exmo Prefeito reeleito, companheiro e amigo, José Fogaça. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) Quero estender esta saudação também aos meus colegas Vereadores e Vereadoras, aos Srs. Secretários do Governo Municipal, Diretores de Autarquias, mas, especialmente, àqueles que são a razão desta Casa: o povo da cidade de Porto Alegre. A todos vocês, o nosso cumprimento.

Eu quero começar esta fala agradecendo aos 35 Vereadores da Legislatura que ora terminou. Muitos concorreram e se elegeram; muitos não concorreram; outros concorreram e não se reelegeram. Mas eu quero aqui, como colega e como Presidente do último ano da gestão que passou, dar um testemunho da dignidade e da honradez de cada um desses homens e mulheres, que trabalharam diuturnamente pela Cidade a que se propuseram a representar. Eu dizia ao Ver. Ervino Besson, esses dias: “Ervino, eleição a gente ganha e perde; o que não se pode perder é o rumo e a dignidade”. Isso os senhores não perderam. (Palmas.) Quero dizer que, quando hoje no Brasil, nos seus milhares de Municípios, esta cena, Prefeito Fogaça, se repete - muitos Prefeitos se reelegeram, outros não, e milhares de Vereadores tomam posse -, eu considero, das eleições brasileiras, a mais importante, com todo o respeito, as eleições Municipais. As pessoas não vivem na União, Dr. Eliseu, não vivem nos Estados; as pessoas vivem nos Municípios, nas ruas e nos bairros, e, portanto, o desafio do Município é muito grande. Nós precisamos avançar, chegamos ao final de um ano aonde as reformas não avançaram. Os Municípios, quando terminou a Constituinte, tinham menos encargos e mais recursos, pois hoje têm muito mais encargos e muito menos recursos. E, portanto, este é um desafio enorme que a classe política e a sociedade como um todo têm que enfrentar para o bem das pessoas. Oitenta e seis por cento das pessoas do Brasil de hoje não vivem mais no campo, como viviam nas décadas de 40/50; vivem nas cidades. Portanto os desafios urbanos são enormes, e há várias cidades dentro de uma mesma cidade. Nós podemos afirmar que a cidade da exclusão é muito maior que a cidade inclusora. E por isso, nós, Vereadores, Prefeitos, gestores vivemos diuturnamente numa luta de como enfrentar essas questões.

Eu quero, Srs. Vereadores, fazer aqui um rápido resgate do ano que terminou. Esta Casa chega ao final de uma Legislatura mais próxima da população. Acho que, durante 20 anos, tivemos equívocos aqui. Quando veio o Orçamento Participativo, esta Casa teria que ter dado um passo à frente e não fazer uma falsa disputa com o Orçamento Participativo. Os dois instrumentos indispensáveis para a Cidade são a democracia participativa e a democracia representativa, e as duas devem convergir a favor de uma Cidade melhor. E nós, nesta gestão que finda, podemos dizer que esta Casa esteve em Belém Novo, no CTG Lanceiros do Sul, reunida com mais de 500 pessoas; esta Casa esteve no Morro Santana; esta Casa esteve no bairro Sarandi produzindo Audiências Públicas. Foram 15 Audiências Públicas, Sr. Prefeito, da maior magnitude. Ali sentam os Vereadores, sentam os Secretários do Município, os Diretores de Autarquias, e quem tem voz e quem tem vez é o povo, porque o povo vai, reclama, diz que não está correto lá, que não está correto ali, e a palavra é dada ao Governo! Vão lá e mostram a execução orçamentária, dizendo que eles votaram o Orçamento e que ali está a execução orçamentária. Portanto esta Casa chega ao final de uma Legislatura muito mais próxima da população.

Mas esta Casa também teve a coragem de diminuir as suas homenagens, torná-las mais singelas, e esta Casa hoje, portanto, é um lugar em que a homenagem é um acessório. Esta Casa teve a coragem de procurar o Prefeito, e o Prefeito aceitou o convite, e nós assinamos um protocolo para revisar as legislações municipais, o que, desde 1946, não se fazia. Nós já consolidamos e entregamos, no final do ano passado, a primeira consolidação. Criamos um dispositivo que fez com que não tramitem mais na Casa os chamados Projetos autorizativos; os nomes de rua não passam mais pelo Plenário, e nós vamos extirpar um conjunto de leis que se tornaram inócuas para a vida do cidadão. Esta Casa, Prefeito e Vice-Prefeito, criou uma Ouvidoria, buscou a parceria do Poder Público e colocou, no Mercado Público, uma extensão, para que o cidadão que chegue de qualquer ponto da Cidade não tenha que pegar outro ônibus para se comunicar com a sua Câmara, para falar com o seu Vereador. Esta Casa produziu, eu diria, dezenas e dezenas de reuniões nas nossas Comissões Temáticas. E um Parlamento moderno, cada vez mais, tem que dar força às suas Comissões, porque lá há condições para as negociações. Quantas vezes chego aqui e há centenas de pessoas em cujas mãos está um mandado de reintegração de posse despachado pelo Poder Judiciário, e esta Casa é o instrumento que deve encontrar soluções para que pessoas não sejam despejadas. Portanto as audiências nas Comissões técnicas, considero da maior importância.

Esta Casa, Sras Vereadoras e Srs. Vereadores, fez uma coisa extraordinária: trouxe aqui gente do mundo inteiro, os mais renomados urbanistas do Brasil e do mundo, e produziu um conjunto de debates chamado “Porto Alegre, Uma Visão de Futuro”. Eu diria que foi, talvez, uma das maiores riquezas, porque ali nós pudemos ver como anda o mundo urbano no nosso Brasil e no resto do mundo. E essas soluções, Prefeito, disse muito bem V. Exª, precisam ser construídas parceiradas: sociedade civil organizada, Prefeitura de Porto Alegre e Câmara de Vereadores. A Câmara de Vereadores é o espaço mais democrático, porque aqui tem todas as representações políticas. Portanto a Câmara, além de ter uma agenda legislativa de votações de Projetos, deve ter a capacidade de ter uma agenda de Cidade que pense o seu futuro, que pense o transporte coletivo, que pense a saúde pública! Mas, mais do que isso, os Vereadores, na nossa avaliação, também devem ter um olhar muito especial para a Região Metropolitana. Não há soluções para os grandes temas desta Cidade que não passem pela Região Metropolitana; 30% dos ônibus que chegam no Centro da cidade de Porto Alegre diariamente vêm da Grande Porto Alegre. Portanto não adianta eu enfrentar o trânsito de Porto Alegre se eu não estiver casado com a questão da Grande Porto Alegre. Se eu olhar para a questão habitacional, é a mesma coisa.

Prefeito, eu disse a V. Exª, na semana passada, que a gente precisa construir uma Mesa que é a do planejamento da Cidade. Não é um Governo de V. Exª, é um processo, Secretário Fortunati e hoje Vice-Prefeito, que, ao longo do tempo, a Cidade foi perdendo o seu planejamento, e acho que nós, juntos, podemos reconstruir aquilo que já foi vanguarda neste País, que é o planejamento urbano da nossa Cidade. Por isso eu acho que nós temos, entre várias agendas, essa agenda muito importante para a Cidade.

Quero falar um pouquinho sobre a gestão da Casa. No mês de janeiro de 2008, nós assinamos um Protocolo de Intenções com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, o PGQP. E eu faço aqui, ao reiniciar uma nova Legislatura, um agradecimento público ao Dr. Jorge Gerdau, ao qual fui procurá-lo para ver da possibilidade do PGQP, que tanto vinha contribuindo com Prefeituras pelo Brasil afora, tanto no Rio Grande do Sul, e, especialmente, em Porto Alegre. Gostaria de saber se o PGQP podia ser parceiro desta Casa, para nós diminuirmos os custos e termos ferramentas modernas de gestão. O Dr. Jorge aceitou o convite, e nós construímos uma parceria. Esta Casa devolveu ao Sr. Prefeito, na semana passada, dois milhões de reais, Srs. Vereadores. (Palmas.) Isso significa, Verª Maria Celeste, Ver. Elói Guimarães, Ver. Dr. Goulart, que também assim procederam, uma economia de quase 10%, porque 70% do Orçamento da Câmara é gasto com pessoal, e nisso não se mexe. Portanto sobram apenas 30% para você mexer. Esta Casa teve a competência, Prefeito, de cortar onde podia cortar, no papel, no café, no telefone, na gasolina, na postagem, e quem ganha com isso é a cidade de Porto Alegre, que vai poder investir naqueles que mais precisam. Por isso nós chegamos ao final dessa gestão com uma Casa mais próxima da população, uma Casa mais enxuta, uma Casa que disputa os grandes temas.

Srs. Vereadores, esta Casa teve momentos muito importantes neste ano que passou, e teve momentos também de muita pressão. Nós tivemos, no final desta Legislatura, e isso é público, uma situação muito complicada. Esta Casa tem uma história, Prefeito, que vem do Império. Nesta Casa, quando o Brasil ainda não havia abolido a escravatura, foi aqui que se produziu uma legislação, 4 anos antes de o Brasil produzir a sua Lei da Abolição da Escravatura. Pois esta Casa, Srs. Vereadores, na época da ditadura, foi ferrenha através dos seus membros, me lembro. A história registra que o Cleom Guatimozim, inclusive, deu posse ao Klassmann, ao Glênio Peres, dois bravos Vereadores que esta Cidade teve, quando a ditadura os havia cassado. Esta Casa teve a coragem de abrir o seu painel eletrônico antes que qualquer outro Legislativo do Brasil o fizesse. Esta Casa aboliu os jetons antes de qualquer Legislativo do Brasil. A esta Casa, que teve Pasqualini, André Forster e tantas outras figuras dignas, não pode pesar contar ela acusações. (Palmas.) Pois a Casa agiu com correção. E aqui olho para o Nereu, como poderia olhar para qualquer Líder; nós não tomamos nenhuma decisão nesta Casa de forma pessoal. Nunca o Presidente agiu aqui sem o auxílio da Mesa Diretora e do seu Colégio de Líderes.

Quero especialmente agradecer, primeiramente, à Clênia Maranhão, que foi a minha Vice-Presidenta; depois ao Claudio Sebenelo; ao Carlos Todeschini; ao Aldacir Oliboni; ao Ervino Besson e à Maristela Meneghetti. Muito obrigado pelo apoio que vocês me deram na Gestão da Casa. Muito obrigado ao Colégio de Líderes que conosco tomou decisões importantíssimas para o futuro desta Cidade.

Mas quero também dizer da nossa reeleição. Quero agradecer a todos os Vereadores por esta construção coletiva. Fazia mais de 20 anos que esta Casa não reelegia uma Presidência – desde a eleição de 1988. Portanto fomos reeleitos, primeiro, porque trabalhamos com equilíbrio. A cadeira da Presidência não é uma cadeira para ser oposição ou Governo; é para ser o equilíbrio da Casa, e a firmeza necessária para conduzir os trabalhos. E, quando o mar está com dificuldade, é que a presidência é importante; quando está com facilidade, não é importante. Nós fizemos uma gestão despartidarizada - achamos que isso é importante para o profissionalismo da Casa -, dando vez a todas as Bancadas, respeitando as diferenças, colhendo todas as sugestões.

Quero agradecer enormemente e dizer que para frente temos vários desafios. Acho que esta Casa, na semana que vem, tem que se reunir para resolver a questão da Revisão do Plano Diretor da Cidade - é hora de fazer isso, Presidente Adeli; é hora de nós fazermos uma revisão muito profunda naquela lei, uma das leis mais importantes para uma cidade, que é o seu Plano Diretor! É hora de esta Casa qualificar o seu Escritório de Gestão. É hora de esta Casa dar continuidade às revisões legislativas. É importante esta Casa qualificar a nossa Ouvidoria um pouco mais; intensificar as Audiências Públicas e fazer com que elas produzam resultados positivos para o cidadão - não basta fazer Audiência Pública, tem-se que fazer Audiência Pública de qualidade. Também é preciso ter a valorização profissional de todos os servidores.

Também quero agradecer a todas as Diretorias da Casa, começando pelo Diretor-Geral, passando pelas outras Diretorias: muito obrigado aos senhores, muito obrigado às senhoras por terem contribuído com a gestão do ano que findou. Quero cumprimentar cada funcionário da Casa, cada funcionária, que souberam entender que a gestão não veio para desfazer o que estava feito; veio para se somar aos extraordinários e competentes servidores desta Casa. Muito obrigado aos servidores da nossa Casa! Quero agradecer aos funcionários do meu Gabinete Parlamentar, aos funcionários do Gabinete da Presidência, que também foram parceiros e muito contribuíram.

Quero também, aqui, agradecer, porque milito na política há muito tempo, sou muito ausente da minha família, à Valéria, que tem sido uma parceira enorme - um beijo grande, Valéria, obrigado por tudo (Palmas.); aos meus filhos que aqui estão: o companheiro Pablo Sebastian e o João Artur, que deve estar circulando por aí. (Palmas.)

Quero encerrar esta manifestação com o poeta Thiago de Mello: “Um ano novo chegou, eu não tenho um caminho novo, tudo que tenho de novo é o jeito de caminhar”.

Muito obrigado. Um abraço muito fraterno a cada um; e que a gente possa avançar, avançar, avançar e fazer com que esta Casa seja cada vez mais digna da sua representação popular! Muito obrigado.

 

(Não revisado pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (Adeli Sell): Obrigado, Ver. Sebastião Melo. Peço que V. Exª reassuma a presidência dos trabalhos.

 

(O Ver. Sebastião Melo reassume a presidência dos trabalhos.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS (José Luis Espíndola Lopes): Registramos a presença do Sr. Flávio Koch, Presidente do Creci-RS.

Convidamos todos para apreciar a cantora Fátima Gimenez em dois números musicais: o primeiro, Querência Amada, acompanhada do músico Maurício Marques ao violão.

 

(Assiste-se à apresentação da cantora Fátima Gimenez, que interpreta Querência Amada.) (Palmas.)

 

A SRA. FÁTIMA GIMENEZ: E agora, de Breno Olinto Outeiral, ouviremos o Hino Oficial de Porto Alegre.

 

(Assiste-se à apresentação da cantora Fátima Gimenez, que interpreta o Hino Oficial de Porto Alegre.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS (José Luis Espíndola Lopes): Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Rio-Grandense que será interpretado pela cantora Fátima Gimenez.

 

(Assiste-se à apresentação da cantora Fátima Gimenez, que interpreta o Hino Rio-Grandense.) (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Muito obrigado, Fátima, parabéns por mais uma vez você estar conosco aqui na Câmara de Vereadores. Quero, antes de suspender a Sessão para acompanhar o Prefeito, desejar ao Prefeito eleito, ao Vice-Prefeito, à sua equipe, êxito na Prefeitura de Porto Alegre, porque o êxito dos senhores significa uma Cidade melhor para todos os cidadãos e cidadãs.

Solicito que os Vereadores permaneçam no plenário. Tão logo eu conduza o Prefeito, retornarei, para que possamos eleger a Comissão Representativa da Casa, a escolha dos Líderes de Bancada e também a composição de todas as Comissões Temáticas, bem como conceder a licença aos Srs. Vereadores que irão assumir os cargos de Secretário. Muito obrigado a todos, um abraço fraterno, bom Ano-Novo! Estão suspensos os trabalhos.

 

(Suspendem-se os trabalhos às 17h31min.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo - às 17h43min): Estão reabertos os trabalhos.

Convido os Srs. Vereadores, Líderes de Bancada, que se aproximem da Presidência. (Pausa.) Peço que as Bancadas apresentem as suas Lideranças. Solicito ao Ver. Dr. Tessaro que proceda à leitura.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO (Ad Hoc - Dr. Tessaro): Solicito a confirmação das Bancadas. Por favor, manifestem-se se houver alguma divergência quanto à leitura dos nomes da Comissão Representativa: Sebastião Melo, PMDB; Adeli Sell, PT; Toni Proença, PPS; Dr. Tessaro, PTB; João Carlos Nedel, PP; Tarciso Flecha Negra, PDT; Waldir Canal, PRB; Juliana Brizola, PDT; Airto Ferronato, PSB; Pedro Ruas, PSOL; Kevin Krieger, PP; Idenir Cecchim, PMDB; Professor Garcia, PMDB; DJ Cassiá, PTB; Maria Celeste, PT; Carlos Todeschini, PT; Engenheiro Comassetto, PT; e Luiz Braz, PSDB.

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Em votação a Comissão Representativa listada pelo Secretário da Mesa. (Pausa.) Os Srs. Vereadores que a aprovam permaneçam sentados. (Pausa.) APROVADA.

Solicito ao Sr. Secretário da Mesa que proceda à leitura da composição das Comissões Permanentes.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO (Ad Hoc - Dr. Tessaro): (Lê.): Comissão de Constituição e Justiça: Vers. Valter Nagelstein, Luiz Braz, Bernardino Vendruscolo, Pedro Ruas, Maria Celeste, Dr. Goulart e Mauro Zacher.

Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul: Vers. Airto Ferronato, João Antonio Dib, Mauro Pinheiro, João Carlos Nedel, Elias Vidal.

Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação: Vers. Waldir Canal, Engenheiro Comassetto, Paulinho Ruben Berta, Dr. Tessaro, Maurício Dziedricki, Professor Garcia.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes: Vers. DJ Cassiá, Haroldo de Souza, Sofia Cavedon, Tarciso Flecha Negra, Fernanda Melchionna.

Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: Vers. Juliana Brizola, Toni Proença, Márcio Bins Ely, Elói Guimarães, Kevin Krieger, Adeli Sell.

Comissão de Saúde e Meio Ambiente: Vers. Carlos Todeschini, Aldacir Oliboni, Mario Manfro, Beto Moesch, João Bosco Vaz, Idenir Cecchim.

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Em votação a composição das Comissões Permanentes. (Pausa.) Os Srs. Vereadores que a aprovam permaneçam sentados. (Pausa.) APROVADA a composição das Comissões Permanentes.

Eu solicito que, até o final da Sessão, seja encaminhado à Diretoria Legislativa o nome do Presidente e do Vice-Presidente de cada Comissão.

Srs. Vereadores, neste momento, serão empossados os Vereadores suplentes, já que chegaram à Mesa Diretora da Casa vários pedidos de licença. Começamos pelo Ver. Maurício Dziedricki, que será Secretário de Obras. No seu lugar, assume o Ver. Alceu Brasinha, a quem eu solicito que entregue o Diploma. (Palmas.)

O Ver. Dr. Goulart será o Diretor-Geral do Departamento Municipal de Habitação. No seu lugar, assume o Ver. Nilo Santos, a quem eu solicito que entregue o Diploma. (Palmas.)

Solicita licença Idenir Cecchim, que será Secretário Municipal de Indústria e Comércio; no seu lugar, assume o Dr. Raul.

Solicita licença o Professor Garcia, que será Secretário do Meio Ambiente; no seu lugar assume João Pancinha.

Solicita licença Kevin Krieger, que será Presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania; no seu lugar, assume Reginaldo Pujol.

Solicita licença João Bosco Vaz, que será Secretário Municipal de Esportes; no seu lugar, assume Dr. Thiago Duarte.

Solicita licença Márcio Bins Ely; no seu lugar, assumirá o Ver. Nereu D'Avila.

Solicito que os Vereadores que tomaram posse fiquem aqui para prestar o devido compromisso: Alceu Brasinha, Nilo Santos, Dr. Raul, João Pancinha, Reginaldo Pujol, Ver. Nereu D'Avila e Thiago Duarte.

Neste momento vamos fazer a prestação do Compromisso Legal dos Vereadores. Solicitamos que todos os presentes fiquem em pé. Eu vou ler o Compromisso Legal (Lê.): “Prometo cumprir a Lei Orgânica do Município de Porto Alegre, defender a autonomia municipal e exercer com honra, lealdade e dedicação o mandato que me foi conferido pelo povo.”

 

(O Sr. Presidente, Ver. Sebastião Melo, determina a chamada dos Srs. Vereadores, que respondem: “Assim eu prometo”.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Declaro empossados os Srs. Vereadores que prestaram o Compromisso Legal. (Palmas.)

Há documento na Mesa, de autoria do Ver. Nereu D’Avila, que solicita afastamento para assumir a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Segurança Urbana. Solicito ao Ver. Ervino Besson que entregue os documentos de praxe para que assuma a Vereança.    

Neste momento vamos fazer a prestação do Compromisso Legal do Ver. Ervino Besson. Solicitamos que todos os presentes fiquem em pé. Eu vou ler o Compromisso Legal (Lê.): “Prometo cumprir a Lei Orgânica do Município de Porto Alegre, defender a autonomia municipal e exercer com honra, lealdade e dedicação, o mandato que me foi conferido pelo povo.”

 

(O Sr. Presidente, Ver. Sebastião Melo, determina a chamada do Ver. Ervino Besson, que responde: “Assim eu prometo”.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Declaro empossado o Ver. Ervino Besson, que prestou o Compromisso Legal. (Palmas.)

Neste momento procederemos à leitura dos nomes dos Líderes de Bancada que chegaram até o momento à Mesa Diretora.

Bancada do PT: Líder: Verª Maria Celeste; Vice-Líderes: Engenheiro Carlos Comassetto e Mauro Pinheiro.

Bancada do PMDB: Líder: Ver. Haroldo de Souza; Vice-Líderes: Ver. Bernardino Vesdruscolo e João Pancinha.

Bancada do PDT: Líder: Ver. Mauro Zacher; Vice-Líderes: (Aguardando as indicações.)

Bancada do PTB: Líder: Ver. Nilo Santos; Vice-Líder: Ver. Alceu Brasinha; 2° Vice-Líder: Ver. Elói Guimarães.

Bancada do PP: Líder: Ver. João Antonio Dib; Vice-Líder: Ver. João Carlos Nedel.

Bancada do PPS: Líder: Ver. Elias Vidal; Vice-Líder: Ver. Ver. Paulinho Ruben Berta.

Bancada do PSDB: Líder: Ver. Luiz Braz; Vice-Líder: Ver. Mario Manfro.

Bancada do PSOL: Líder: Ver. Pedro Ruas; Vice-Líder: Verª Fernanda Melchionna.

Bancada do Democratas: Líder: Ver. Reginaldo Pujol.

Bancada do PRB: Líder: Ver. Waldir Canal;

Bancada do PSB: Líder: Ver. Airto Ferronato.

O PDT indicou os Vice-Líderes, pela ordem: Ervino Besson e Dr.Thiago Duarte. (Pausa.)

A maioria das Bancadas não fizeram a formalização dos nomes no formulário correspondente. Então solicito que as Bancadas procedam, junto à Diretoria Legislativa, à informação, devidamente assinada pelas Bancadas, das indicações de Líderes e Vice-Líderes.

Pergunto se já existem as informações sobre as Presidências das Comissões. (Pausa.)

Secretário, por favor, repita os nomes, e vamos dizer quem é o Presidente e o Vice-Presidente.

 

O SR. 1° SECRETÁRIO (Ad Hoc - Dr. Tessaro): Vamos ler a composição das Comissões com a indicação do Presidente de cada uma delas. Depois, por favor, indiquem o Vice. CCJ: Presidente - Valter Nagelstein; Luiz Braz; Bernardino Vendruscolo; Pedro Ruas; Maria Celeste; Nilo Santos e Mauro Zacher.

Da CEFOR: Presidente - Airto Ferronato; João Antonio Dib; Mauro Pinheiro; João Carlos Nedel e Elias Vidal.

Da CUTHAB: Presidente - Waldir Canal; Engenheiro Comassetto; Paulinho Ruben Berta; Dr. Tessaro; Alceu Brasinha e João Pancinha.

Da CECE: Presidente - DJ Cássia; Haroldo de Souza; Sofia Cavedon e Tarciso Flecha Negra, Fernanda Melchionna.

Da CEDECONDH: Presidente - Juliana Brizola; Toni Proença; Ervino Besson; Elói Guimarães; Reginaldo Pujol e Adeli Sell;

Da COSMAM: Presidente - Carlos Todeschini; Aldacir José Oliboni; Mario Manfro; Beto Moesch; Dr. Thiago Duarte e Dr. Raul.

Solicito às Comissões que indiquem os seus Vice-Presidentes. (Pausa.)

Atenção, nós estamos fazendo uma retificação: o Ver. Reginaldo Pujol passa a ser da CCJ, e o Ver. Pedro Ruas passa a ser da CEDECONDH.

Vamos ler os nomes dos Vice-Presidentes de cada Comissão. Da CCJ: Ver. Luiz Braz; da CEFOR: Ver. João Antonio Dib; da CUTHAB: Ver. Carlos Comassetto; da CECE: Verª Fernanda Melchionna; da CEDECONDH: Ver. Toni Proença; e da COSMAM: Ver. Beto Moesch.

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Antes de encerrar a Sessão, convido os Srs. Líderes de Bancada para uma rápida conversa aqui, por favor. (Pausa.)

 

(Procede-se à reunião com as Lideranças.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Srs. Vereadores, tendo cumprido, rigorosamente, a agenda proposta para esta Sessão, eu declaro instaladas a XV Legislatura e a 1ª Sessão Legislativa Ordinária e convoco os integrantes da Comissão Representativa para a instalação dos trabalhos no dia 7 de janeiro de 2005, às 9h30min, e todos os Vereadores para a 1ª Sessão Ordinária, no dia 4 de fevereiro de 2009, às 14 horas.

E também teremos Reunião de Mesa e Lideranças na segunda-feira, às 10h, peço a gentileza de os Vereadores anotarem em suas agendas.

Agradeço, penhoradamente, a presença dos senhores, muito obrigado, está encerrada a presente Sessão. (Palmas.)

 

(Encerra-se a Sessão às 18h23min.)

 

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